Peregrinação – Conheça as rotas do Caminho da Fé

O Site de reservas de Aparecida, SP

Peregrinação – Conheça as rotas do Caminho da Fé

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, tradicional rota de peregrinação da Espanha. Inaugurada em 2003, a rota brasileira foi criada por peregrinos em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. Após vários anos sem muita visibilidade, o roteiro ganhou destaque nos últimos anos e, desde 2012, vem aumentando significativamente o número de peregrinos e caravanas que utilizam as rotas rumo à Cidade de Aparecida.

Início da Peregrinação no Caminho da Fé

Criado inicialmente para partir de Águas da Prata, cidade do interior paulista, hoje há diversos trechos de peregrinação que ligam os Caminhos até Aparecida do Norte. Os locais das saídas partem de várias cidades, principalmente dos municípios de Águas da Prata, Cravinhos, Paraisópolis, São Carlos, Descalvado, Mococa e Tambaú. O trajeto mais longo inicia em São Carlos e tem 537 km; já o mais curto, partindo de Paraisópolis, tem 134 km. Todas as cidades com partidas ficam nos Estados de São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG).

Fé e aventura

O Caminho da Fé possui suas principais rotas de peregrinação bem organizadas e sinalizada por setas amarelas. Composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas que passam por dentro de fazendas, partes que cruzam com os trilhos de trem, os roteiros compõem um espetáculo de natureza, como a Serra da Cantareira e suas cachoeiras e as belezas do Vale do Paraíba, criando um cenário perfeito para as práticas conjuntas da caminhada e da fé.

Leia também:
Como ir de Aparecida para a Canção Nova, em Cachoeira Paulista
Como preparar bem sua Romaria para Aparecida do Norte

Estrutura do Caminho da Fé

Ao longo dos trajetos do Caminho da Fé é possível encontrar opções de hospedagem com o mínimo dos critérios mínimos exigidos pelo Ministério de Turismo e, com base em suas preferências e necessidades, o peregrino poderá escolher um hotel ou pousada para descansar.

A maior parte desses estabelecimentos permitem o uso da lavanderia, mas é necessário consulta a política de lavanderia com o responsável. É importante verificar o sistema de cobrança pelo serviço, pois geralmente os valores são cobrados de acordo com o consumo de água, utensílios, produtos e serviços.

Há também opções de hotéis e pousadas com café da manhã e outras refeições inclusas na hospedagem. Estes serviços auxiliam e tornam menos cansativa a viajem dos peregrinos até o destino final, Aparecida do Norte.

Cidades do Caminho da Fé:

Aguaí – Aparecida

Partindo de Aguaí com destino à Aparecida do Norte, são duas rotas disponíveis: por Pindamonhangaba, somam-se 364 km de distância, já por Guaratinguetá, são 341 km.

Águas da Prata – Aparecida

A trilha é predominantemente composta por estradas e alguns trechos passam pelo asfalto. Há pontos de água potável e para descanso. Além disso, os trechos são sombreados, passando pela Serra da Mantiqueira e Mata Atlântica.

Caconde – Aparecida

O trecho possui poucos aclives e declives no início da trilha. O trajeto passa por cafezais, proporcionando uma vista bastante agradável da paisagem do município e também da represa. Este ramal passa pela margem do Rio Pardo, onde predomina a terra batida, com alguns pontos de sombra.

Mococa – Aparecida

Trecho também de poucos aclives e declives, com uma área mais plana para caminhar sem muitas mudanças na altimetria. A trilha passa por lagos, eucaliptos, plantação de cebolas e estradas largas. Há árvores por todo o trajeto que varia entre solo de areia ou terra batida vermelha.

São Carlos – Aparecida

Área de planície, região plana, com paisagem homogênea. A trilha varia em solo de areia e terra batida vermelha, passando por grandes fazendas de produção agropecuária de leite e cana de açúcar. Também há presença de vegetação e áreas de sombra. Entretanto, este caminho não possui infraestrutura bem pontos de apoio.

Sertãozinho – Aparecida

Este ramal possui um trajeto de trilha entre canaviais, numa área de planície, região plana. O terreno é de areia e também passa por terra batida vermelha. Pouca vegetação e presença de sombras e pontos de água.

Tambaú – Aparecida

Trecho de poucos aclives e declives, com área plana para caminhar, sem muitas mudanças na altimetria. O trajeto se dá por meio de canaviais, eucaliptos e trilhas estreitas, passando por construções abandonadas, capelas e igrejas, com variações de sombras.

Todos os trajetos de peregrinação prescritos possuem trilhas que passam pelo município de Guaratinguetá e Pindamonhangaba. A melhor opção deve ser escolhida pelo peregrino. A variação de distância dos dois trajetos é de aproximadamente 20 km para mais ou para menos.

Cuidados necessários durante a peregrinação

Para uma viagem inesquecível, é importante checar a saúde para ter certeza de que a longa caminhada será encarada tranquilamente, sem problemas. É necessário um preparo físico mínimo para aguentar os vários dias de peregrinação pelo Caminho da Fé. Se possível, prepare-se antecipadamente praticando caminhadas ao mesmo 3 meses antes de iniciar o Caminho.

Pesquisar sobre o ramal pelo qual irá caminhar também é um passo fundamental. É importante planejar os locais onde serão feitas as paradas, e onde irá se hospedar, fazer as refeições etc. Isso também inclui o planejamento dos gastos para realizar a peregrinação.

Não se esqueça de respeitar seus limites e controlar a ansiedade. A vontade de chegar à Aparecida será grande e só aumentará conforme for avançando os quilômetros. Porém, ficar ansioso demais tornará a viagem cansativa, o Caminho da Fé também é um exercício de paciência e reflexão, buscar fazê-lo com calma e autocontrole é fundamental para fortalecer seu propósito espiritual.

Dicas de segurança

A preocupação com a segurança durante a peregrinação é algo inevitável. Iniciar o Caminho da Fé com um grupo de pessoas, sem dúvidas, é a melhor opção. Além disso, é importante não levar para a peregrinação objetos de grande valor, como grande quantia em dinheiro. Opte por levar apenas o necessário e cartão para suas compras. Lembre-se de guardar documentos e dinheiro em algum lugar bem protegido, de preferência, separados em bolsinhas que vão dentro da roupa. Ao parar, mantenha-se sempre perto dos seus pertences.

O que levar na caminhada

É recomendável levar o mínimo possível de roupas e itens pessoais na mochila, já que ela terá que ser carregada ao longo de toda a caminhada. O recomendável é que o peso da mochila não ultrapasse 10% da massa corporal do viajante. Além disso, viver com o essencial é um excelente ensinamento sobre o Caminho da Fé.

Entre os itens essenciais para sua mochila, estão:

  • Mudas de roupas leves e confortáveis;
  • Roupas íntimas e meias
  • Casaco de frio, caso você vá na época do inverno;
  • Capa de chuva que cubra também a mochila;
  • Chinelo;
  • Tênis reserva;
  • Material de higiene pessoal;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Canivete e lanterna;
  • Fósforo ou esqueiro;
  • Cajado para apoio e defesa;
  • Chapéu de pano;
  • Cantil com água;
  • Protetor solar e repelente contra insetos.

Perigo das estradas

A maior parte do Caminho da Fé é trilhada por zonas rurais, não asfaltadas. Neste caso, é importante ter em mãos o cajado, para defender-se de animais que possam surgir na estrada durante sua peregrinação. Já chegando em Aparecida do Norte, muitos se deslocam pela Rodovia Presidente Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, de grande movimento. Por isso, é necessário utilizar roupas com faixa refletiva para que o grupo de peregrinos possa ser identificado de longe pelos veículos que trafegam pela via. Lanternas e bandeiras também ajudam a sinalizar o grupo. Se possível, conte com um carro de apoio para seguir o grupo durante o trajeto. Sempre ande pelo acostamento e afastado da pista de rodagem dos automóveis.

Faça tudo com planejamento e cuidado e aproveite sua experiência de fé.

Informações completas, mapas e credenciamento, podem ser feitos no site oficial do Caminho da Fé: http://caminhodafe.com.br/ptbr/

Confira aqui outras notícias sobre Aparecida do Norte

Tags:, , , ,

Faça um comentário