Mais de 230 mil fiéis percorrem ‘rota da fé’

Mais de 230 mil fiéis percorrem ‘rota da fé’

O período da novena e o Dia da Santa atraem milhares de fiéis, que caminham por centenas de quilômetros até o Santuário Nacional

A Novena e o Dia de Nossa Senhora Aparecida atraem milhares de fiéis, que caminham por centenas de quilômetros até o Santuário Nacional de Aparecida. Neste ano, a expectativa é que cerca de 235 mil devotos visitem a “Capital Mariana da Fé”.

No dia 12 de outubro é comemorado o dia da Santa, porém a preparação para a festa já está sendo celebrada com a Novena, desde o dia 3. Em 2019 as cerimônias vão refletir o tema “Com Maria: escolhidos e enviados em missão”. A temática está em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, realizado em toda a Igreja até o dia 31, e o Sínodo Pan Amazônico, que terá início no próximo domingo, no Vaticano.

Leia mais:
“Vela da Fé”: Aparecida terá novo hotel com 26 andares e “chama” de 17 metros

Fique atento

A concessionária CCR NovaDutra iniciou sua campanha de segurança e orientação a peregrinos e motoristas que trafegam pela via Dutra sobre a época de romarias a pé pelo acostamento da rodovia.

Todos os anos, a partir da segunda quinzena de setembro, realiza-se uma campanha com o foco na segurança de trânsito e reforço nas orientações e dicas de segurança aos grupos de romeiros e usuários da rodovia, reforça sobre os riscos de romarias a pé pelo acostamento.

De ano em ano a CCR contabiliza o aumento no número de romeiros caminhando pelo acostamento na Dutra, em direção à Basílica de Aparecida. No ano de 2018, foram contabilizados mais de 20 mil romeiros fazendo a caminhada.

Contudo, dados da Concessionária revelam que, no ano passado, entre os meses de janeiro e dezembro foram contabilizados 13 atropelamentos, um aumento de 200% no número de atropelamentos em comparação com o mesmo período de 2017.

Em 2019, a concessionária registrou três mortes de romeiros na estrada.

Rota mais segura

Inaugurada pelo Governo do Estado de São Paulo, a Rota da Luz é um traçado formado por estradas secundárias, somando 201 km que passam por nove municípios, saindo de Mogi das Cruzes. Criada pela Secretaria Estadual de Turismo, a rota é um caminho mais seguro para os romeiros com destino ao Santuário Nacional de Aparecida.

Com informações de O Vale

Faça um comentário